Qual a relação entre "estilos" e "habitus"?

Estilos define modos de vida, maneiras de viver, define auto-conceitos, a forma como os indivíduos querem viver, como se mostram aos outros. É um conjunto de maneiras, de processos, de comportamentos. O estilo resulta duma configuração de formas de ser, de estar e de pensar, e define-se como configuração pois estas formas estão articuladas, por exemplo o estilo de vida articulado com a classe social mostra-nos que o estilo de vida da classe alta é diferente da classe baixa. Estilos são assim maneiras de estar, de viver, de pensar em relação à cultura.

O comportamento de um grupo de indivíduos segue uma regra, uma ordem, uma configuração, uma determinada arquitectura que é relativamente uniforme e difere de grupo para grupo. As nossas preferências musicais, por exemplo, são determinadas pelo social, pelo habitus, que traduz a influência das experiências passadas, que advêm no nosso grupo familiar de origem, que é a nossa classe de origem, esta inculca-nos uma educação, uma visão do mundo logo desde que nascemos. O habitus resulta exactamente deste processo de socialização.

Muitos dos nossos comportamentos são "comportamentos de verniz", ou seja são racionalizados para nos adaptarmos aos momentos. Mas muitos outros são espontâneos, é este comportamento que mostra como somos diferentes uns dos outros, são comportamentos, formas de estar, de ser automáticos.

A influência da trajectória social dá oportunidades ao indivíduo de alterar as influências de origem, no entanto “atravesso a minha vida a nado e com custo raspo a tinta com que me pintaram”, ou seja, os modelos que são herdados da classe de origem são muito difíceis de alterar. Mas a influência da trajectória social que pode alterar o modelo de origem faz com que surjam momentos em que duas pessoas de classes diferentes tenham comportamentos similares.

Desta forma os estilos de vida estão sempre ligados aos modelos e visões do mundo herdados da classe de origem mas que, por si só, não determinam os estilos de vida, estes podem ser condicionados pela trajectória social.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
subir